terça-feira, 16 de novembro de 2010

Automática x Humana

   Comentário de um artigo publicado na Revista Língua por Edgard Murano.

   A era dos erros grosseiros de tradutores automáticos pode estar com os dias contados. Tudo porque as mais modernas ferramentas informáticas chegaram com uma grande novidade: a ser humano. Preocupado com as imperfeições constantes dos sistemas eletrônicos de tradução, o mercado começa a oferecer opções interativas para que o homem corrija as versões fornecidas pela máquina.
Bases de dados com verões em português de textos estrangeiros estão permitindo a adaptação de trechos pelo sentido do raciocínio expresso em um seguimento do texto, e não o seguimento do texto, e não o significado por palavra, como quem consulta um dicionário.
   Lançado em 2006 com apenas três línguas(inglês, chinês e árabe),o tradutor do Google teve sua capacidade ampliada este ano para 52 idiomas, entre eles o português.O destaque da ferramenta, no entanto, é que as imperfeições no primeiro processo podem ser corrigidos pelo próprio internauta no segundo.O tradutor humano agiria como um supervisor do trabalho feito pelo autômato.
A intervenção humana, sobretudo a de tradutores, pode evitar que falhas significativas ocorram quando se deixa esses mecanismos trabalharem por conta própria, sem supervisão.
   A internet e a informática tornaram mais fáceis o desafio de superar um texto em outro idioma e há casos em que a tradução automática se revela um signo de civilidade. Quando o Haiti foi devastado pelo terremoto de janeiro, equipes de busca chegaram á ilha falando várias línguas, menos o crioulo haitiano. Se tivessem de esperar a chegada de interpretes, muito mais pessoas teriam morrido.
Mesmo com o avanço do Google, a versão dada pela tradução automática está longe de substituir a humana.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

← Caminhada da Paz →

A caminha Pela Paz foi realizada no dia 10 de Setembro na cidade de Córrego do Ouro, como parte das atividades para comemoração do dia Internacional da Paz, que se comemora em 21 de Setembro. A caminhada mencionada, acima, está sendo organizada pelo Projeto “A Favor da Vida” – Secretaria Municipal de Saúde – em conjunto com a Secretaria de Assistência Social. Desta municipalidade. Conta ainda com a parceria e apoio das igrejas, da Secretaria Municipal de Educação, Colégio Estadual Brasil, Conselhos Tutelar e de Segurança e demais lideranças locais.
A idéia surgiu após os serviços de saúde e segurança deste município terem constatado o crescente envolvimento dos jovens desta cidade no uso e abuso de drogas. Partindo do pressuposto de que todo ser humano encontra-se num constante processo de construção e constituição de se mesmo, a partir das relações familiares e sociais que se estabelecem diariamente. Acreditamos que atividades como Caminhas pela Paz possam contribuir positivamente para o processo de crescimento e formação pessoal das crianças e adolescentes dessa cidade.
A caminha Pela Paz começou às 07:45h com as falas do prefeito Bento Vicente, do pastor da igreja, o Dr. Wrailto e hino nacional com a Banda Marcial. Todos os seguintes participantes foram divididos em blocos que representaram classes e problemas sociais durante o percurso. As escolas tiveram uma grande participação na caminhada, uma vez que confeccionaram cartazes, panfletos, participaram do concurso de redações sobre o tema da caminhada, onde seis alunos do Colégio Estadual Brasil foram contemplados com prêmios em dinheiro.Logo após a caminha pala paz, a professora Balbina deu uma palestra como o tema “Cultura da paz” soltaram balões, pombas, cantaram, tudo com o objetivo de crescerem mais como pessoa a cada dia. Por acreditar que o uso de substancias entorpecentes é um problema que transcende setores da sociedade, propomos aqui um trabalho conjunto em busca de alternativas para prevenção e atenuação desse mal tão perverso, com tendência ascendente ultimamente.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Projeto: Água, bem de valor inestimável

Observando os trabalhos que já foram desenvolvidos vaio a nós a memória que é muita as concepções e opiniões que nos são repassadas. Se não formos preparados poderemos acabar como espectadores que apenas aceitam deixando-nos ser formadores de opiniões e atraídos pelo mundo da imaginação esquecendo da realidade que vivemos. Nessa oportunidade, eu Maria de Jesus e Souza trabalhei um projeto tendo como tema: “Água, bem de valor Inestimável” que foi desenvolvido com os alunos da 3ª Série do Ensino Médio. Os alunos se sentiram mais motivados participaram usando a tecnologia de maneira educacional através de pesquisas na internet, maquina digital para registros de pesquisa de campo e o computador para construção de textos, enfatizando vários temas sobre o Meio Ambiente.
Com esse projeto visamos alcançar os seguintes objetivos:
  • Proporcionar aos alunos momentos de reflexão sobre a importância da água e vida, conscientizando-os quanto a sua manutenção;
  • Preservar esse recurso evitando desperdício, valorizando a qualidade de vida:
  • Conscientizar os alunos, comunidades locais contra escassez de água e eliminar as situações de desperdícios;
  • Assegurar aos alunos como adquirir conhecimento sobre o meio em que vivemos as mudanças ecológicas presentes ao meio ambiente:
  •  Respeitar as diversidades ecológicas, reconhecendo como elemento de fortalecimento ambiental que, está cada vez mais presente no cotidiano da população das nossas cidades, principalmente no que se refere ao desafio de preservar a saúde e qualidade de vida.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O Valor de Uma Mãe

O projeto “Produção de Vídeos e Slides para o Dias das Mães” é uma realização feita em conjunto com do Professor Dinamizador juntamente com os alunos da 3ª Série do Ensino Médio. Será apresentada no dia das mães, uma produção de um vídeo e um slide que traz o tema “O valor de uma mãe”. As apresentações contem imagens, animações e textos em forma de poemas selecionados pelo grupo para construção dos vídeos. Esse projeto, procura despertar nas mães o sentimento de realização e conquista que seus filhos sentem diante de todas as dificuldades que suas mães passaram para lhes proporcionar uma educação de qualidade e formar jovens cidadãos com direitos e deveres, de ingressarem em uma faculdade e lutar para serem excelentes profissionais no futuro. Mais do que isso, proporcionar as suas mães o orgulho, a recompensa e reconhecimento de suas lutas para as muitas vitórias que ainda virão na vida de seus filhos.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

→ Quem Somos!!! ←

Olá, sou Karlus Henrique Dering de Lima graduado em Licenciatura em Informática Pela UEG Unidade Universitária de Sanclerlândia e atualmente estou fazendo uma pós-graduação no curso de Especialização em Educação para Diversidade e Cidadania pela UFG Universidade Federal de Goiás, trabalho como professor dinamizador no Colégio Estadual Brasil e faço sempre uso das TIC em meus trabalhos e projetos na unidade escolar. Sou Lucieny Félix Ribeiro Martins graduada em Letras pela UEG e especialista em Administração Educacional pela universidade Salgado de Oliveira (Universo) e sou professora no Colégio Estadual Brasil atuando nas disciplinas de Inglês e Português atualmente sou Vice-diretora dessa unidade escolar.
Eu Maria de Jesus e Souza professora no Colégio Estadual Brasil de Córrego do Ouro, Licenciada em Biologia pela também pela UEG de São Luis de Montes Belos e pós-graduada no curso de Especialização no ensino Fundamental pela UFG Universidade Federal de Goiás, sou professora há 29 anos e trabalho com as disciplinas de biologia, ciências e filosofia. A tecnologia está alterando nossas metodologias educacionais e a visão disciplinar, nós professores, temos que adaptar a esse novo ambiente virtual e deixa de lado os antigos métodos de ensino tradicionalista onde, o aluno recebia o conhecimento pronto e acabado. Sem dúvida, o conhecimento a ninguém pertence, nós professores somos meros mediadores desse conhecimento e devemos da à oportunidade da critica e abrir um espaço as opiniões dos alunos levando a tecnologia até eles para que esses alunos possam ter um aumento cada vez maior da qualidade de ensino.