Atuação do grupo no Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as Tic
Com o Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as Tic, percebi que trabalhar em equipe é mais divertido do que trabalhar individualmente, o que pode contribuir para melhorar nosso desempenho. Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe, como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto. No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa. A nossa equipe tem objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinada. Quando um membro está com dificuldades os outros estão ali para auxiliá-lo.
Toda equipe é um grupo, Porem... nem todo grupo é uma equipe. ( Carlos Basso)
Relato do processo de elaboração do projeto
O processo de elaboração da proposta de projeto foi valioso, visto que, investimos as nossas energias para preservar, cultivar e crescer, exercendo nossa humanidade de forma responsável e respeitosa e isso só foi possível com coletividade, visto que, demanda parceria . Não restam dúvidas de que esse envolvimento alimenta, favoravelmente, um projeto coletivo que impulsiona o desenvolvimento individual e social. Diagnosticamos algumas dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação ao uso de aplicativos do Office no desempenho escolar . Então resolvemos elaborar esse projeto para auxiliar os professores na execução das suas aulas no laboratório.
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
POR UMA POLÍTICA DIGITALIZADA
A falta de definição para os critérios de digitalização de acervos no país atravanca o processo.
Segundo o artigo de Luis Guipi, publicado na Revista Língua no Brasil, a digitalização de acervos universitários e públicos em grande escala ainda depende de regras claras do governo federal: que obras podem ser digitalizadas, para qual finalidade, tecnologias disponíveis, qual o tamanho máximo dos arquivos, quais serão os repositórios digitais, linhas de financiamento e, sem dúvida, uma revisão na lei de direito autoral para esse fim. Os recursos existem e parece que o Ministério da cultura está disposto a investir na digitalização de acervos, mas ainda não se tem uma política pública para o país.
Existe hoje uma infinidade de obras raras ou esgotadas inacessíveis ao público.
O caráter raro de uma obra pode fazer com que a primeira edição de O Capital, de Karl Marx, ou Visão do Paraíso, de Sergio Buarque de Holanda, seja encontrada num sebo por até R$ 600,00. Influenciada por um movimento mundial, a digitalização de bibliotecas já começa a ser vista no Brasil como um mercado a ser explorado e uma ferramenta de difusão cultural, pesquisa e formação, além da conservação e preservação de acervos. Infelizmente por enquanto quase todos os projetos nacionais de bibliotecas digitais universitárias funcionam mais como um banco de teses, dissertações e trabalhos acadêmicos.
lucieny Felix
Hipermídia, hipertexto, hiperlink e autoria na Web
A cada dia os computadores estão sendo incorporados, cada vez mais, em todos os setores da sociedade. Daí surge conceitos que provocam profundas modificações nos valores da sociedade. Um desses conceitos é o de multimídia que segundo palavra do professor Nelson Pretto: Constitue-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de comunicação, ou seja, das diferentes mídias; sons, animação, texto vídeo, foto. Outro conceito associado a multimídia é hipertexto. O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recurso como sons, imagens tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogos de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na internet, helps nos CD rooms, Windows, e outras aplicações. O hipertexto produz um elemento novo que e a simultaneidade da produção e da circulação do hipertexto. Essa estrutura é veloz e a amplitude supera de forma qualitativa e quantitativa o fenômeno transmissão oral. Ilimitado, porém isso não corresponde a uma infinidade de linguagens disponíveis na tela do computador, mas a uma construção de vários sentidos que as contornam. Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de dados ligados entre si por conexão, que podem ser palavras, imagens, gráficos seqüências sonoras. “Hipertexto e hipermídia são acrônimos para Word Wide Web”. O hipertexto é um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de detalhe possam ser acedidos de maneira não sequencial pelo leitor. O objetivo a esse conceito é o de permitir que o leitor possa desvias o fluxo da leitura para os assuntos referidos no texto com o intuito de aprofundar a compreensão do texto inicial. A idéia de hipermídia é simples, ao invés de um texto, uma ligação que pode conter um gráfico, um filme ou até diferentes sons. O hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e que contribui para que se expressam estratégias individuais de aprendizagem sendo o sujeito responsável pelo processo.
A hipermídia é o resultado da fusão entre o hipertexto e a multimídia, apresentando características próprias e únicas emergente desta mesma fusão. Com um sistema de hipermídia é possível realizar documentos complexos, onde estão incorporados textos imagens, etc. Assim, a hipermídia vai superar o hipertexto, no sentido que neste a informação apenas textual, e incorpora a multimídia.
Hiperlinks, ou simplesmente links, são a alma de uma página da internet. São eles que permitem o acesso fácil entre as diversas páginas e na movimentação rápida dentro de um texto longo. Na verdade o hiperlink não passa de um comando como ícone que se clica para iniciar um programa ou abrir um arquivo.
A autoria também é uma palavra-chave. Os alunos devem ser participantes ativos de sua própria educação. A Web facilita esse processo, uma vez disponibiliza muitas ferramentas com esse objetivo como Wiki, os blogs, etc. Pedagogicamente falando, essa construção é importante, pois os alunos refletem sobre suas concepções espontâneas, sintetizam seu ponto de vista, e podem reconstruir seu conhecimento na medida em que analisa os resultados diante da visão só outro uma vez que a Web exibe sua contribuição.