ORGANIZAÇÃO CELULARUniverso das células
Os alunos terão noções da teoria celular, tipos de células e organelas e organização celular. O objetivo dessa aula é que os alunos também aprendam a comparar as funções vitais dos seres vivos com os processos que ocorrem em nível celular. Noções de elementos químicos das células e principais moléculas orgânicas. Este tema poderá se desenvolver em duas aulas de 50 minutos, alternando momentos expositivos com a utilização de recursos educacionais tendo com a idéia central é que os alunos compreendam que as funções vitais dos seres vivos nada mais são do que um reflexo daquilo que ocorre dentro do micro universo das células. Com sugestões ver um vídeo ou texto que seja impresso juntamente com foto que é o eixo principal do texto, para que então a discussão seja feita em cima da foto e do texto (estes recursos estão listados na área de recursos educacionais desta aula). Após ler o texto os alunos já poderão ter a noção de que, dentro de determinada escala, algo que consideramos enorme pode se tornar muito pequeno, dependendo do referencial.
Ao final da explicação os alunos terão a conclusão que, embora nosso corpo seja formado por diversos órgãos, eles por sua vez são formados de células, que embora sejam minúsculas para nós, são as unidades que desempenham nossas funções vitais. Voltando a fazer uma analogia, o professor pode dizer que, assim como na Terra existem "órgãos" como a água, o solo, o ar, cuja unidade pode ser entendida como os átomos e moléculas, no nosso corpo há um micro universo em que a unidade são as células. A partir de então o professor pode começar uma exposição mais teórica, com a apresentação de definições e tipos de células. Deve-se salientar que a conformação das células está intimamente associada às funções que desempenham.
O professor não precisa se aprofundar na explicação sobre organelas, que será feita na segunda aula. Terminada esta apresentação perguntaremos se a partir do que foi visto é possível dizer exatamente qual a importância e o papel das células para os seres vivos. Por exemplo, devo perguntar: "Já que vimos que a célula é uma unidade vital, se pensarmos em nossa respiração, como ela ocorre? Pelos pulmões ou pelas as células? E uma bactéria, que não tem pulmões mas, é considerado um ser vivo, será que ela respira?". Estas perguntas serão as bases para que os alunos façam uma pesquisa em casa sobre a relação entre as células e as funções vitais dos seres vivos.
Apresentação do tema
- Vídeo ou texto
- Breve discussão sobre ou texto
- Exposição teórica:
- Quem descobriu a célula?
- Teoria celular
- Estrutura e organização celular: eucariontes e procariontes
Recursos de conteúdo expositivo:**
- Quem descobriu a célula?
Teoria celular
"A teoria celular é um dos conhecimentos fundamentais da biologia. A teoria indica que todas as plantas e animais são compostas por células." (Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_celular)
"Através das descobertas acerca das células, criou-se a teoria celular, tendo em vista seus fundamentos.De acordo com a teoria celular todos os seres vivos se formam através das células, sendo que alguns possuem o corpo composto somente por uma célula, e essa possui a capacidade de dar forma e característica aos seres vivos." (Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/teoria-celular.htm)
Estrutura e organização celular
" De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em: células Procariontes e células Eucariontes
- Células Procariontes
As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelos e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação." (Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Célula)
Componentes celulares
" Citoplasma é uma palavra formada por kytos (grego) que significa célula e plasma que significa dar forma. É o espaço entre a membrana plasmática e o núcleo. Esse espaço não é vazio, mas preenchido por uma substância viscosa denominada citosol ou hialoplasma onde estão mergulhadas as organelas citoplasmáticas." (Disponível em: http://www.infoescola.com/citologia/citoplasma/
"A organela nada mais é, que uma estrutura com características e funções específicas. Numa célula animal encontramos vários tipos de organelas, são elas:
- Ribossomo;
- Mitocôndria;
- Complexo de Golgi ou sistema golgiense;
- Centríolos;
- Lisossomo;
- Retículo endoplasmático liso;
- Retículo endoplasmático rugoso;" (Disponível em: http://www.instrumentador.com.br/internas/aulas/citologia3.htm)
** O conteúdo disponibilizado aqui é apenas parcial, para ver textos completos, verificar os links
Recursos educacionais:
Há versões disponíveis para download.
Animações:
Ver disponivel nos sites
Imagens:Disponível em: http://calazans.ccems.pt/cn/images/Imagens_celula.htm
Disponível em: http://calazans.ccems.pt/cn/images/Imagens_celula.htm
Fotos do Curso: Tecnologias na Educação.
Hipertexto, hipermídia, hiperlink e autoria na Web.
O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos com sons, imagens animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto cria possibilidade de navegar em páginas diferentes dentro de um mesmo ambiente.
A hipermídia, é um conjunto de imagens, sons e textos que permite a navegação em um ambiente virtual, com blgs redes sociais (orkut, face book sonic etc.) È um local onde podemos trocar informações e conhecimentos.
Hiperlink ou simplesmente links, são a alma de uma página na interne. São eles que permitem o acesso fácil entre as diversas páginas (navegação) e movimentação rápida dentro de um texto longo. Na verdade o hiperlink não passa de um comando como o ícone que se clica para iniciar um programa, ou abrir um arquivo, ou permite copiar esse arquivo em uma outra pasta.
Autoria na web, são sites onde cada pessoa pode publicar ou alterar informações, como a Wikipédia, o portal do professor, etc.
Hipermídia: é reunião de várias mídias num suporte computacional, suportando por sistema eletrônicos de comunicação.
Processo elaborado da Proposta de projeto do Grupo 5
02/12/2010
Primeiro temos os nomes dos cursistas
Nome da Escola Local e data e o nome da cidade.
A Série que vamos trabalhar o número dos alunos a duração do projeto.
Professores envolvidos: colocamos os professores que participaram da elaboração e desenvolvimento do projeto
Problemática: a ser estudada onde definimos o tema do projeto o qual se deve fornecer ajuda e suporte aos alunos do 6º e 7º ano do turno matutino e vespertino do Colégio Estadual Brasil. Através desse plano os alunos podem adquirir conhecimento com relação aos principais aplicativos do Office que são eles: Microsoft Word, Excel e Power Point, e assim, poder ter mais vantagens durante seus estudos e trabalhos realizados no laboratório de informática.
Justificativa: È o por que desse projeto; foi criado com o objetivo de mobilizar e atender as necessidades dos alunos com relação ao uso dos aplicativos do Office do desempenho escolar.
Objetivos: o que queremos alcançar com desenvolvimento do nosso projeto.
Conteúdos: São os conteúdos que vamos trabalhar com e apresentação dos principais aplicativos do Office que são: Word, Excel e Power Point;
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa e Matematica
Metodologia/ procedimento/Cronograma
Como será desenvolvida cada ação? Onde? Quando?
Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não) Computadores, Pen Drive, Data Show, Internet, DVD.
Registro do processo: Cada ação será registrada em um caderno e diário de bordo como por exemplo: Reuniões com os grupos para elaboração e proposta de conteúdo, alguns professores e funcionários reclamam da constante falta de tempo para a realização das oficinas e das atividades. Por isso, é importante que todos se reúnam de forma a planejar maneiras adequadas de estudos de modo que atendam a todos de maneira igual.
Avaliação e Resultados esperados:
Participação nas etapas do processo;
Entrosamento com o grupo;
Produção textual;
Avaliação dos trabalhos, e apresentações desenvolvidas;
Construção e apresentação através de seminários de um trabalho científico de acordo com a temática estabelecida, fazendo se uso das ferramentas estudadas.
Divulgação e Socialização do Projeto realizado
A divulgação do projeto será através de Morais, Painéis, no Jornal Escola e através do Blog do Colégio acessível em: www.colegiobrasilcdo.blogspot.com, para que tanto alunos e professores possam ter acesso a esse conteúdo de informações importantes e que iram ajuda-los no processo de ensino e aprendizagem.
Referências Bibliográficas: A fonte, as referências onde usamos no desenvolvimento do projeto.
Atuação do grupo
02/12/2010
Nos professores estamos muito sobrecarregados este final de curso com muito pouco tempo para nos reunir, mais nosso grupo sempre encontrava um tempo, fomos um grupo atuante fizemos de tudo para colocar nossas tarefas em dias. Aprender com as tics tecnologias da informação e comunicação para as salas de aula para nos esta sendo bastante válido no sentido que possibilita um ensino e uma aprendizagem mais criativa e autônoma.
03/12/2010
CURSO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Ensinando e Aprendendo com as TIC
04/12/2010