Metodologia ou Tecnologia
____________________________________
PROPOSTA DE PROJETO
03/12/2010
Diante das novas tecnologias disponíveis atualmente surgem algumas dificuldades tanto para os professores como para os alunos em trabalhar com essas ferramentas. Essas dificuldades são mais visíveis nos alunos do Ensino Fundamental do 6º e 7º ano do Colégio Estadual Brasil, esses discentes apresentam dificuldades nas principais ferramentas utilizadas no dia-a-dia como o Microsoft Word, Excel e Power Point que são utilizadas para a confecção e apresentação de trabalhos. Através do projeto “Ferramentas do Office e sua Aplicação no Processo Ensino Aprendizagem” os alunos podem adquirir conhecimento com relação aos principais aplicativos do Office e assim, ter mais vantagens durante seus estudos e trabalhos realizados no laboratório de informática. Diante desse grande avanço tecnológico que envolve principalmente os alunos e professores, surge a necessidade de se adaptar a esses novos métodos e metodologias que mudam radicalmente o processo de ensino-aprendizagem. Cabem primeiramente a nós professores adaptarmos a esse novo ambiente virtual, deixar de lado o medo de ficar frente ao computador e saber dominar o conteúdo proposto, mediar o conhecimento para os alunos de forma atrativa, que estimule o mesmo a despertar seu senso crítico e buscar soluções de problemas.
____________________________________
DIÁRIO DE BORDO
06/12/2010
Considerando que eram muitas as dificuldades desde a falta de tempo até mesmo o conteúdo de estudo, que para muitos e novo e que exigia mais estudo e conhecimento para nossas discussões e atividades, nosso grupo conseguiu completar com satisfação todas as unidades. Mais diante desse vasto conteúdo estudado, com certeza aprendemos mais sobre a tecnologia e sua aplicação no ensino. Hoje em dia, todos os professores, podem usufruir mais do que a tecnologia nos oferece em sala de aula, fazendo-se uso das mídias em busca de uma melhor qualidade de ensino e aprendizagem, deixando de lado os antigos métodos tradicionalistas de aprendizagem.
A participação nos fóruns não só nos proporciona novos momentos de descoberta, mas também promove à interação do grupo e consequentemente a socialização dos nossos trabalhos de nossas opiniões. A partir do momento em que um professor sente dificuldade em responder suas atividades ele pode contar com a ajuda dos outros e assim ter animo e motivação para prosseguir no curso. Acredito que a falta de tempo foi a nossa maior dificuldade, mas, devido a nosso empenho conseguimos superar mais esse desafio, com o trabalho em conjunto que sem dúvida uma excelente arma em nossas mãos. E divido há esse tempo à falta de computador com internet em casa dentre outros fatores, gostaria de ter trabalho uma oficina de blog com os alunos e poder transmitir a eles, essa ótima ferramenta pedagógica que esta tomando seu espaço que representa algo novo motivador e que sem dúvida veio pra complementar o processo ensino-aprendizagem.
____________________________________
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
03/12/2010
____________________________________
02/12/2010
HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA, HIPERLINK E AUTORIA DA WEB APLICADOS A EDUCAÇÃO
O uso de tecnologias permite retomar a visão de informação em sua unicidade por meio do estabelecimento de acordo em redes que integram idéias, conceitos, experiências, padrões de distintas áreas e disciplinas, reconfirmando a relatividade da ciência e a noção de espaço-tempo.
A pessoa aprende quando constitui relações entre novas informações e conhecimentos que possuía e constrói novos significados. Isto acertece tanto no âmbito de uma disciplina como na inclusão entre disciplinas.
Esta concessão em rede é o epicentro dos projetos inovadores do futuro, sejam elas articuladas em torno de um objetivo especifico, sejam desarticuladas, atuando como canais de rápida divulgação e distribuição de idéias e produtos, de efeito efetivamente, viral, de multiplicação e difusão rápida de determinada idéia ou produto.
Este novo paradigma de comunicação começou de forma intensa e promissores em pequenos ambientes inovadores e tem se alastrado para grupos maiores, já alterando e ampliando agora, e com promessas de modificar muito mais em longo prazo, a maneira como o ser humano se comunica e produz conhecimento e riqueza.
De acordo com os avanços tecnológicos, vem sendo oferecido para os usuários das mídias em gera. Várias ferramentas de comunicação e gerenciamento de informação. A maioria dessas ferramentas pode ser disponibilizada na Internet. Em alguns sistemas hospedados, na rede, encontram-se ferramentas reunidas e organizadas em um único espaço virtual, visando oferecer ambiente interativo e adequado á transmissão da informação, desenvolvimento e compartilhamento. No gera. Esses recursos tecnológicos são agrupados de acordo com a sua funcionalidade: comunicação e gerenciamento de informação.
O uso do Hipertexto, Hipermídia, Hiperlink e autoria da web vieram para alterar as práticas de ensino onde em um clique o aluno tem acesso a uma infinita fonte de informações que mudam os antigos métodos de ensino tradicionalista e traz a realidade para dentro da sala de aula. Além disso, o aluno se vê em um ambiente interativo e participativo onde ele pode usar a idéias de outras pessoas para realizar seus trabalhos e também pode deixa sua idéia própria para que essa sirva de embasamento para outras pessoas.
____________________________________
OFICINA: “FERRAMENTAS DO OFFICE E SUA APLICAÇAO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM”
Esse projeto foi uma produção do Professor Dinamizador Karlus Dering com o objetivo de capacitar e preparar os alunos do Ensino Fundamental quando ao uso dos recursos tecnológicos e sua aplicação diária no processo educativo. Esses alunos mostravam grande dificuldade em trabalhar no laboratório de informática utilizando os recursos tecnológicos disponíveis, diante dessa observação foi criado e planejado o projeto: “Ferramentas do Office e Sua Aplicação no Processo Ensino Aprendizagem” que visa trabalhar os principais aplicativos do Office 2003 como o Word, Excel e Power Point.
Os alunos do Ensino Fundamental, principalmente do 6º ao 8º ano apresentavam dificuldades em todos esses aplicativos até mesmo de uma simples pesquisa da internet. Graças a essa oficina os discentes então bem mais preparados e capacitados e apresentam menos dificuldade fazendo-se uso do laboratório de Informática LIE. Diante desse preparo os alunos podem desenvolver trabalhos mais eficientes e formatados adequadamente, bem como apresentação de slides mais animados e trabalhados, os professores aprovaram muita coisa ainda deve ser feita em prol de ajuda aos discentes e os professores e o Colégio Estadual Brasil tem contribuído bastante para que esse preparo seja cada vez mais relevante.
Para isso, a Oficina Ferramentas do Office foi oferecida não somente aos alunos, mais também a toda a comunidade escolar como os funcionários administrativos as merendeiras, faxineiras e professores que apresentavam alguma dificuldade em trabalhar com essas ferramentas.
____________________________________
Veja como foi o Interclasse do 2º Semestre de 2010 do Colégio Estadual Brasil